3 animações para despertar a consciência

3 animações para despertar a consciência

3 animações para despertar a consciência

Tem muita gente que pensa que animações são coisa de criança. Mas em geral, todas têm alguma lição “escondida”, e algumas, trazem mensagens que vão direto despertar a consciência.

Recentemente, me dei conta de 3 dessas animações que chamaram muito a minha atenção (é claro que deve haver outras), do tipo “ei, isso não é filme pra criança!”. Bom, de certa forma, estou subjugando a capacidade de uma criança entender esse tipo de mensagem, mas acho que você entende o que quero dizer com isso.

Mas vendo pelo lado bom, olha que maravilha: você pode fazer muita pipoca, juntar a garotada, e todos embarcarem numa maratona de diversão e despertar a consciência sem restrição de idade.

Espero que aproveite minhas dicas abaixo! 🙂

Wall-E (2008)

Sinopse

Animação da Disney-Pixar, o personagem principal é o simpático robô Wall-E, que foi deixado na Terra para limpar todo o lixo que a humanidade deixou por aqui tornando-a inabitável. Wall-E acaba por desenvolver uma personalidade, interagindo com o lixo encontra, “sentindo-se” solitário, até o dia que uma nave deixa Eva, uma robô mais avançada que veio investigar se a Terra já está em condições de ser habitada novamente.

Como ele pode despertar a consciência?

Nesse filme há duas grandes mensagens:

  1. Somos seres que precisam interagir, e isso é mostrado tanto no relacionamento dos robôs quanto nos dos seres humanos (que vivem numa colônia espacial “esperando” que a Terra se torne habitável novamente);
  2. Alerta ao nosso estilo de vida, pois foram nossos hábitos de consumo desmedido que tornaram a Terra um planeta incapaz de suportar qualquer tipo de vida; e nossa dependência tecnológica nos tornou seres frágeis e incapazes até mesmo de andar.

Assista ao trailler de Wall-E

Divertida Mente (2015)

Sinopse

Outra animação da Disney-Pixar, onde a personagem principal – Riley – é uma menina que precisa lidar com as emoções provocadas com a mudança de cidade (de escola, de amigos etc). Enquanto vemos como a menina se adapta, acompanhamos também o que se passa em sua mente, literalmente, através de personagens que personificam as emoções de Alegria, Raiva, Medo, Tristeza, Nojinho.

Como ele pode despertar a consciência?

Interessante ver como as emoções influenciam nosso dia-a-dia, e não interessa quantos anos temos. Mas mais ainda, o filme mostra as emoções “vivendo em sua mente”, aqui claramente, interpretada como cérebro, mostrando como nossas emoções estão vinculadas aos nossos pensamentos, sejam eles do momento, das nossas lembranças do passado, ou imaginação sobre o futuro.

Assista ao trailler de Divertida Mente

Trolls (2016)

Sinopse

Essa é uma animação da Dreamworks (a mesma de Shrek) onde vemos dois tipos de seres, os Trolls seres pequenos e coloridos que são hiper alegres e vivem em torno de dançar, cantar e abraçar; e os Berguens, seres maiores, cinzas e rabugentos, que acreditam que precisam comer um Troll pra sentirem alegria. E a história é justamente sobre essa caçada e como os Trolls conseguem sobreviver.

Como ele pode despertar a consciência?

Muita gente vai achar os Trolls são irritantemente felizes, mas o ponto é que eles mostram claramente que a alegria e a felicidade são estados do ser, vem de dentro de nós, independente do que acontece ao redor. Isso não tem nada a ver o mundo com lentes cor-de-rosa, mas sim, direcionar o olhar ao que realmente é importante (não conseguimos dar atenção a duas situações opostas ao mesmo tempo).

Assista ao trailler de Trolls

 

Eu sempre digo que só acredito na autoajuda, e a inspiração para ela pode vir de qualquer fonte, até mesmo de animações incríveis e de sucesso.

Gostou das sugestões? Que tal deixar as suas nos comentários? 🙂

NO COMMENTS

GIVE A REPLY