Desejar tudo, se apegar a nada

Desejar tudo, se apegar a nada

Já percebeu como confundimos sentimentos? Quase tudo que sentimos em geral esconde junto o apego. Não há nada demais em desejar coisas, situações, pessoas. Mas quando desejar está colado ao apego, em geral rola decepção e sofrimento.

É difícil explicar a diferença, mas ela é grande. Quando estamos apegados a um resultado específico parece que se não controlarmos tudo que está envolvido nunca chegaremos onde queremos, não damos a chance do universo se organizar a nosso favor. Na verdade, só quando abandonamos o apego fica clara a diferença: parece até que nem queremos mais aquele objetivo. Isso porque passamos a viver nosso dia-a-dia conforme ele acontece, mesmo sem termos alcançado aquele desejo ainda.

Veja bem, ao contrário do que dizem, é importante sim desejar, ter expectativas, esperar pelo que realmente a gente quer. Porém, o que não é legal, é deixar outras coisas de lado enquanto esperamos. A espera deve ser algo tipo “vou aproveitar o agora, celebrando o que está chegando”, ou seja, espere vivendo, não espere esperando. Na verdade, acho estranho as pessoas dizerem para não termos expectativas assim a gente não sofre. Parece mais algo pra dizer depois “Viu? Eu tinha razão!”. Bom, segundo a lei da atração, todos terão razão, mas alguns não terão conquistado o que queriam.

Querer é o primeiro passo para se conquistar qualquer coisa! Então é lógico que os desejos, sejam de que tamanhos forem são importantes. Do contrário… bem, acho que não faríamos muito, né? Mas o apego realmente, nunca é bom. E ele é tão traiçoeiro que se disfarça em outros sentimos, principalmente o amor. Sabe aquelas pessoas pegajosas, controladoras, que jogam a responsabilidade da própria felicidade no outro? Na verdade não é amor que sentem, é o tal apego gritando.

Aprendi a me libertar do apego vivendo o agora, da melhor forma que posso. Pode ser uma viagem, compras, assistir a minha série favorita, meditar, não importa. Eu só tenho o agora, e não posso controlar como as coisas vão acontecer na minha vida. E chegar a esse estágio não foi fácil para mim, que sempre tive uma tendência controladora.

Aprenda a desejar e esperar pelo resultado do seu desejo

Deixar de pensar, e viver 24h por dia um desejo, não significa que ele não vai acontecer. Significa apenas, que você vai viver o que está acontecendo agora (com certeza algo desejado há tempos atrás), e vai aproveitar. O contrário seria como comer uma feijoada imaginando o sabor da lasanha da próxima refeição: um desperdício de calorias!

Uma das coisas que ajuda a se livrar do apego é a confiança, em nós mesmos e no universo como um todo. Mas acredito que encontrar o prazer de viver cada agora ajuda muito, pois SE, o amanhã não chegar, ou demorar, não abri mão de nada, não perdi nada. Aliás, outro segredo aí, por que escolher ser feliz apenas com um desejo se podemos ser felizes com vários?

NO COMMENTS

GIVE A REPLY