O Poder do Agora – Eckhart Tolle

O poder do agora

O Poder do Agora – Eckhart Tolle

O livro O Poder do Agora não é exatamente uma novidade para se fazer uma resenha. Mas é um ótimo exemplo para eu falar sobre sintonia de vibração.

Isso porque, quando eu peguei o livro pela primeira vez um tempo atrás, li algumas páginas e desisti. Eu sabia que não seria para sempre, mas naquele momento, minha vibe não era a mesma do livro e, portanto, suas palavras soavam para mim como um bla bla bla…

Mas agora, O Poder do Agora e eu estávamos na mesma sintonia, e portanto consegui terminar a leitura.

Acredito que o fato de eu ter começado o livro duas vezes, em momentos diferentes, tenha afetado um pouco minha percepção do conteúdo, mas de qualquer forma, mesmo minhas resenhas têm como objetivo passar não apenas MINHA opinião, mas MEUS insights.

Mergulhando no Agora

Como o próprio nome diz, o livro trata do poder do AGORA, o único momento que realmente existe e o único sobre o qual temos poder. Os vários capítulos abordam desde o que é esse AGORA, como ele é sempre perfeito, e o que podemos fazer para permanecermos nele através de nossa presença e atenção.

Esse assunto não é novo, e todo mundo que já começou sua jornada de aprimoramento pessoal já ouviu sobre isso. Para mim, a grande diferença, é que Eckhart Tolle é o primeiro Ocidental a falar sobre isso como um guru e atingir um grande público. (Ok, pode ter existido outro, mas não em termos de ter feito o mesmo sucesso).

Um grande diferencial também, é que o autor dá um maior enfoque para a mente, usando boa parte do texto para definir conceitos (algo totalmente racional), uma abordagem bem diferente dos textos orientais, onde os autores usam muitas metáforas para tratar de assuntos espirituais.

Essa característica pode ser positiva para nós, ocidentais, que ainda somos profundamente dominados pela mente. Por outro lado, essa dicotomia existente entre a abordagem literal/racional para as definições e uma abordagem figurativa para as práticas deixa o livro mais perto do misterioso do que um livro realmente “prático”.

O que mais me incomodou foi como Eckhart Tolle apresenta um discurso rígido, oferecendo seu conhecimento (vindo de várias religiões) e experiência como única verdade e caminho (o que reforça ainda mais sua postura de guru dos tempos modernos).

Isso porque eu realmente acredito que não há apenas uma verdade, muito menos um único caminho que serve para todos. Mas, se você deixar de lado o tom do discurso, pode extrair muita informação útil e interessante (é sempre importante saber peneirar as informações de livros, sejam de autoajuda ou não) que se tornará em um ótimo aprendizado se for praticada.

O momento que eu me conectei com O poder do Agora

O que eu mais gostei – na verdade AMEI – foi o capítulo 6: “O Corpo Interior”, que trata sobre conectar-se com seu corpo interior, habitar o corpo, sentindo a vida existente dentro dele.

Esse é um aspecto importante para mim por dois motivos:

  1. Eu não acredito na separação entre material X espiritual;
  2. Eu sempre me senti uma estranha (como se eu fosse sempre visita), seja na minha família, nos lugares que frequento, até mesmo no meu corpo;

De uma certa forma, essa abordagem destruiu minha ilusão de eu ser a única a me sentir assim separada, fragmentada; e a prática ensinada pelo autor é para identificarmos a própria fonte da vida dentro de nós.

Percebe como essa é uma mudança de paradigma significativa? Nós não somos o resultado de uma fonte, somos a própria fonte. E acredito que é a prática do Poder do Agora que nos permite encontrar e aceitar essa verdade.

Compre o livro aqui

Se interessou pelo livro O Poder do Agora  de Eckhart Tolle? Compre através de um dos links abaixo. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o site. Obrigada!

Livraria Cultura

Livraria Saraiva

Submarino

Livraria da Folha

NO COMMENTS

GIVE A REPLY