Quando você escolhe crescer

Quando você escolhe crescer

Quando você escolhe crescer

A parte mais difícil de se lidar quando você escolhe crescer, evoluir, seguir em frente… é lidar com a distância que surge entre você e todos aqueles que você conhece: família, amigos, amores…

Nem sempre essas pessoas vão te acompanhar. Na verdade, a maioria não irá, porque cada um tem seu próprio tempo para despertar, tem seu próprio “chamado” e direção para crescer. Ou seja, cada caminho é único, toda caminhada é solitária.

Depois que você aprende a gostar da própria companhia a solidão não é mais um problema em si, mas para mim, ainda bate uma culpa (pois é, culpa!!!) de estar deixando para trás pessoas que foram tão importantes para mim durante parte da minha vida. Parece até que eu as usei e agora estou jogando-as fora!

Racionalmente, eu consigo entender o processo: a vida continua, e cada um segue seu melhor, sem rancor, foi bom enquanto durou, não estou brigando com ninguém muito menos deixando de gostar, apenas não estamos mais na mesma vibe (é difícil até achar um assunto em comum pra conversar por muito tempo).

Mas emocionalmente, isso ainda está sendo processado dentro de mim, e em muitas situações me sinto tentada a abandonar meu próprio caminho, o que significaria deixar de viver por mim, e viver por outros; esperar felicidade vinda de fora; esperar por reconhecimento externo; esperar… esperando e viver eternamente insatisfeita comigo mesma.

Bem, tenho certeza que tenho sido teimosa (por falta de palavra melhor) em minhas escolhas, até porque, depois de se atingir um certo ponto nesse crescimento, é impossível retroceder. Mas não me deixo de perguntar quantas pessoas abriram mão de si mesmas para não abrirem mão de pessoas que amam?

Eu posso ser um exemplo para essas pessoas, mas cabe a elas a decisão e a atitude, pois eu só posso me comprometer comigo mesma. É claro que sinto saudade, e seria infinitamente melhor poder compartilhar cada descoberta com gente tão querida, mas infelizmente, nem sempre elas estão disponíveis para ver a realidade sob a mesma perspectiva que eu. Aí o negócio é investir na sua torcida.

Crescer é ser você

Reconhecer minha evolução não significa que eu sou melhor do que ninguém, apenas reforço que cada um tem seu tempo, e aceitar isso torna nossa jornada evolutiva individual mais fácil, assim como é mais fácil aceitar quem a gente é de verdade.

Agradeço todas as pessoas que já passaram pela minha vida, cada uma teve sua importância, muitas ficarão como lindas recordações, mas compreendo que assim como a vida, as relações também são dinâmicas, e condicionadas a funcionarem quando as frequências são compatíveis.

Assim, vejo que crescer é também, saber aproveitar o melhor de cada tempo, de cada ser, e praticar também nessa situação o desapego, de forma compreensiva e amorosa, para todos os envolvidos.

E a caravana segue até a próxima parada.

COMMENT ( 1 )

GIVE A REPLY